Dente com cárie atrapalha o tratamento ortodôntico?

O dente com cárie pode levar a uma série de transtornos para sua boca e corpo, como dor, mudança de coloração, sensibilidade, e incômodo na hora de se alimentar.

Caso você use um aparelho dentário, é extremamente necessário ficar mais alerta ainda. Afinal, as cáries podem atrapalhar (e muito) este tipo de tratamento e consequentemente, ainda pode tornar ainda mais longo o mesmo.

Leia o texto de hoje e entenda os problemas que cáries podem causar ao tratamento ortodôntico. Continue a leitura e veja as causas e como prevenir este problema.

 

O que é uma cárie?

Antes de tudo, precisamos entender o que é um dente com cárie. A cárie dentária é uma das doenças mais “comuns” no mundo e é causada por alguns tipos de bactéria, estas produzem ácidos que corroem o esmalte do dente e em ocasiões piores, pode alcançar a camada abaixo, conhecida como dentina.

Muitos tipos de bactéria vivem em nossas bocas. Geralmente, elas se acumulam nos dentes em uma camada chamada “placa bacteriana”.

Essa placa é feita de saliva, restos de comida e outras substâncias bucais. Os lugares mais fáceis para a criação dessa placa são:

  • Fóssulas e fissuras;
  • Entre os dentes;
  • Ao redor de restaurações ou próteses dentárias;
  • Perto da linha da gengiva.

Os açúcares e carboidratos acumulados que ingerimos se tornam num ácido que desmineraliza o esmalte que cobre a coroa do dente (a parte visível).

Em um primeiro momento, elas são bem pequenas ao ponto que não podemos vê-las, porém, passado o tempo, elas aumentam.

Se este processo não for interrompido, as bactérias continuarão crescendo e produzindo ácido, nisso, ela pode alcançar as camadas mais internas do dente, onde estão a polpa dentária mole e as fibras nervosas.

 

Fatores de risco para aparecimento de cárie

As pessoas costumam achar que o uso de aparelho dentário pode causar dente com cárie, mas está errado.

Um aparelho dentário tem uma maior retenção de placa bacteriana, que fica alojada nas peças do aparelho.

Porém, por parte das pessoas também não saberem realizar uma boa higienização da boca (isso incluindo a limpeza do acessório) faz com que se escancarem as possibilidades para que as cáries se iniciem usando os restos de comida que não foram removidos na hora da escovação.

Como já dissemos, dente com cárie é um problema comum. Por conta da dor, elas dificultam a mastigação e provocam dificuldades na hora de falar.

São vários os fatores que levam ao desenvolvimento de cáries, felizmente, elas podem ser evitadas:

 

Higiene oral inadequada

A falta de escovagem dos dentes no dia a dia, é um dos fatores principais para a aparição de um dente com cárie. A falta do uso de fio dental também é considerado um dos fatores.

           

Hábitos alimentares desadequados

Até mesmo como resultado da alimentação na infância, o excesso de alimentos com muito açúcar, contribuem no aumento das bactérias.

 

Tabagismo

O consumo de cigarros causa o aumento da placa bacteriana e com isso, o risco de cárie também aumenta. O fumante tem três vezes mais chances de ter cárie do que não-fumantes.

 

A falta de regularidade nas idas ao médico dentista

Como já dissemos, as cáries numa fase inicial não apresentam sintomas, mas isso não significa que não devemos deixar de ir ao dentista 1 a 2 vezes por ano, o que pode ajudar a achar de forma mais rápida a cárie.

 

Dente com cárie atrapalha o tratamento ortodôntico?

Caso você esteja usando aparelho dentário e por acaso descobriu um dente com cárie, você precisa visitar um dentista.

É preciso lembrar que dentes cariados podem estender o uso do aparelho, pois a resistência promovida será maior e assim, é preciso mais tempo para mover os dentes (além de precisar de mais força).

Se o processo ainda estiver apenas com sinais iniciais (como manchinhas brancas), é possível reverter a situação.

Mas se o esmalte já tiver sido destruído, será necessário o tratamento de um dentista, que precisará preencher o local deteriorado pela cárie com com uma liga de prata, ouro, porcelana ou resina.

Também existe o tratamento de canal, mas é só indicado em casos onde o nervo pare de funcionar.

 

Tratar o dente com cárie antes ou depois do tratamento com aparelho?

Caso note a cárie antes de colocar o aparelho ortodôntico, restaure o canal antes de do tratamento. O aparelho pode atrapalhar a higienização e provavelmente você vai que isso seja resolvido antes, afinal, o problema pode se espalhar para os outros dentes.

 

Como prevenir um dente com cárie?

Aqui uma lista de recomendações para que você evite a aparição de cáries.

 

  • Troque a sua escova de dentes de três em três meses

Depois de três meses, as cerdas da escova se tornam desgastadas, o que as tornam menos eficazes para retirar a sujeira da boca e pode contribuir para o acúmulo de bactérias na própria escova.

 

  • Uso de fio dental após a escovação

Na hora de higienizar os dentes, o fio dental é importantíssimo, pois alcança lugares que sua escova não alcança. Por isso, os restos de comida que escapam à escovação conseguem ser retirados.

 

  • Beba muita água

A água  é um componente importante para manter o ph da boca, junto aos níveis de salivação. Além de contribuir para a eliminação dos restos de comida e sujeira.

 

  • Vá ao dentista regularmente

O maior erro possível na hora dos cuidados com os dentes é quanto a pessoa crê que é necessário ir ao dentista apenas em casos de emergência.

Assim, problemas que poderiam ser cuidados antes, se agravam sem tratamento. Por isso, faça visitas ao dentista regularmente e verifique se existe algum dente com cárie.

Na clínica da Dra. Thais Campregher os pacientes fazem uma avaliação inicial para levantamento de todas as patologias antes de iniciar o tratamento. E, claro, durante o uso do aparelho, todas as recomendações de higienização são feitas para que o paciente mantenha a saúde bucal em dia e não interfira no tratamento com o aparelho.

São mais de 23 anos de profissão cuidando da saúde bucal dos pacientes. Se você procura uma dentista em Santos especializado, agende uma consulta e saiba mais.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840