Qual é o tempo médio de tratamento com aparelho autoligável?

O tratamento com aparelho autoligável é um dos mais populares nos consultórios, hoje em dia.

Não é à toa: é uma tecnologia que está revolucionando a área da ortodontia, pois além de ser uma alternativa mais eficiente que o modelo convencional, também é mais ágil para oferecer os resultados desejados.

Mas o quanto mais ágil é, exatamente, quando comparado ao aparelho ortodôntico tradicional?

É o que você vai descobrir no texto de hoje!

Vamos explicar mais sobre o tratamento com aparelho autoligável, incluindo o que é, que cuidados ter e quanto tempo leva até ser finalizado.

Confira a seguir!

 

O que é o aparelho autoligado?

O tratamento com aparelho autoligável é uma alternativa esteticamente melhor para quem procura melhor a estética do sorriso.

Como o nome indica, é uma versão do aparelho ortodôntico que liga diretamente o fio metálico, que serve para pressionar os dentes, à estrutura que o suporta. Ou seja, nada de borrachinhas.

O modelo usa uma espécie de presilha que vem acoplada ao aparelho para se fixar ao arco ortodôntico. Isso minimiza o atrito entre os dentes e favorece a estabilidade do tratamento.

Já percebeu algumas das grandes vantagens da modalidade?

Nota-se que o aparelho autoligado é projetado para cumprir a exata função dos tratamentos tradicionais, porém com mais conforto, agilidade e menores chances de extração.

 

O aparelho autoligado serve para quais problemas dentários?

O tratamento com aparelho autoligável é usado, principalmente, para corrigir:

  • Dentes desalinhados;
  • Problemas com mordida;
  • Problemas de oclusão;
  • Apinhamento dentário.

É importante lembrar que apenas um dentista habilitado pode indicar a melhor opção para o seu quadro de saúde. Sugira, se quiser, mas lembre-se de ouvir ao profissional.

Nesses casos, segundo a Dra. Thais Campregher, dentista especializada em Odontologia Estética, o sistema autoligado é conhecido por oferecer resultados mais satisfatórios que os modelos convencionais.

 

dentista em santos

 

Afinal, quanto tempo o tratamento com aparelho autoligável dura?

Há quem diga que o tratamento com aparelho autoligável dura entre 12 e 24 meses com adultos, mas é uma estimativa que merece questionamentos.

Não há como estimar um tempo de tratamento com aparelho autoligável. Como é em todo procedimento ortodôntico: cada caso é cada caso.

Dependendo da urgência inicial para uso do aparelho ortodôntico, bem com as condições de movimentação dos dentes, o processo pode durar meses ou anos.

Além do mais, casos que necessitam de extração de dentes e/ou uso de medicações tendem a demorar mais. E vale lembrar que erros na higiene bucal atrasam o tratamento.

O interessante é que o sistema autoligado, mesmo com a variação de tempo, oferece menor tempo de tratamento, se comparado ao aparelho ortodôntico tradicional.

Isso é devido à tensão constante proporcionada pela falta das borrachinhas, o que permite acelerar a movimentação dos dentes e da arcada.

Consulte o seu dentista para ter uma ideia de quanto tempo o seu caso pode demorar para ser finalizado.

 

Quais são os principais cuidados a tomar durante o tratamento com aparelho autoligável?

Para o tratamento com aparelho autoligável ser eficiente e entregar um sorriso bonito e harmônico como resultado final, você precisa fazer a sua parte.

Cuidar da saúde bucal é fundamental. Afinal, o Tmalcuidado bucal resulta no aparecimento de placa bacteriana, cáries e outras doenças. Embora poucos saibam, isso pode dificultar a movimentação dos dentes.

Como resultado, certamente o tempo de tratamento será estendido. Pode-se dizer, até mesmo, que os resultados finais do tratamento com aparelho autoligável são prejudicados.

Tudo por causa do nivelamento dos dentes, acredita?

Como o aparelho trabalha com movimentos de baixo atrito entre o fio e o bráquete, o surgimento de matérias no caminho — a placa bacteriana e o tártaro, por exemplo —, pode alterar diretamente o nivelamento do seu sorriso.

Nesse sentido, a higiene bucal torna-se ainda mais importante durante o uso do aparelho autoligado. Melhor redobrar a cautela para evitar arriscar o tratamento!

Não se esqueça: escove os dentes todos os dias após cada refeição; sempre passe o fio dental e evite comer diretamente, pelo menos, alimentos muito duros (maçã, por exemplo).

Use uma faca para cortar em pedaços menores antes.

 

Versões mais caras do aparelho autoligado aceleram o tratamento?

Uma dúvida muito comum entre os que procuram por maneiras cada vez mais rápidas de recuperar o sorriso bonito é: as versões custosas do produto proporcionam maior agilidade do tratamento com aparelho autoligável?

Bom, na verdade, os valores do aparelho autoligado variam de acordo com o material da confecção, que podem ser de cerâmica, metálico ou transparente.

Segunda a Dra. Thais Campregher, dona de uma clínica ortodôntica em Santos, materiais de maior qualidade podem reduzir significativamente a frequência de consultas para reparos ortodônticos.

Sendo assim, pode-se dizer que o sistema autoligado é mais ágil.

 

Conclusão

O tratamento com aparelho autoligável é um dos preferidos de qualquer paciente.

Isso porque a estrutura inovadora nos bráquetes, que dispensa a borrachinha colorida, torna tudo mais esteticamente agradável.

É perfeito para problemas na arcada dentária, como mordida cruzada e dentes desalinhados.

O tempo de duração do procedimento, por sua vez, vai depender do quadro clínico do paciente. De qualquer forma, sabe-se que o tempo médio do tratamento com aparelho autoligável é mais curto que com outros métodos.

Agora que você já sabe mais sobre este modelo específico de aparelho ortodôntico, que tal saber se é a solução mais adequada para melhorar o seu sorriso?

Quem procura por uma clínica ortodôntica em Santos,  pode contar com o consultório da Dra. Thais Campregher para (re)conquistar a harmonia entre os dentes.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840