Aparelho Autoligado Transparente. Vantagens e tempo de tratamento
Para quem sonha em ter dentes perfeitos de forma discreta, o aparelho autoligado transparente pode ser a solução ideal.
Muitas pessoas, mesmo insatisfeitas com a atual aparência do sorriso, não se sentem à vontade para fazer o tratamento ortodôntico adequado.
Afinal, a imagem que permeia a mente de todos quando se fala em ortodontia é do aparelho com borrachinhas coloridas.
Com a chegada de uma verdadeira revolução no que se trata de aparelhos ortodônticos, agora não há mais desculpas para não realizar o tratamento!
Quer conhecer mais detalhes desse tratamento revolucionário, suas vantagens e tempo de tratamento, acompanhe o texto a seguir.
O que é aparelho autoligado?
Antes de conhecer a intervenção estética, precisamos entender o que é o aparelho autoligado (ou autoligável). Basicamente, o tratamento abre mão das infames borrachinhas e utiliza um fio termoativado, que mantém eficiência por mais tempo.
A braquete funciona como uma espécie de presilha, que se fixa ao arco ortodôntico para sustentar o fio do aparelho. Desta forma, é possível reduzir o atrito entre os dentes e tornar o procedimento mais confortável
Qualquer pessoa que vá usar o aparelho ortodôntico fixo pode recorrer ao autoligado, já que ele pode ser combinado com outras técnicas, como o difusor de arco.
Mesmo assim, embora seja uma excelente opção de tratamento, lembre-se que apenas um profissional da ortodontia pode indicar adequadamente o uso.
Para entender se o aparelho autoligado é uma solução viável para você, marque uma consulta na clínica privada da Dra. Thais Campregher.
Como funciona o aparelho autoligado transparente?
Como diz o nome, o aparelho autoligado transparente é nada mais, nada menos que a aplicação do método autoligável, mas com peças projetadas para se aproximarem da transparência o máximo possível.
Os resultados são altamente satisfatórios, já que o tratamento corrige uma série de problemas dentários, de mordida cruzada à dentes desalinhados
Aparelho autoligado transparente x aparelho tradicional
Muito se fala sobre como o aparelho autoligado transparente é diferente do tradicional. Pensam que o único ponto diferente é a ausência das borrachinhas… mas é apenas isso que o diferencia do tradicional?
A seguir, listamos mais detalhes que fazem o aparelho autoligado se destacar mais que o aparelho ortodôntico convencional.
Mais esteticamente agradável
O aparelho autoligado transparente trabalha de forma discreta.
Com peças projetadas para simular transparência, a técnica visa alcançar a sensação de sorriso natural, mesmo com o uso de aparelho.
Favorece a higienização bucal
Ao dispensar as tradicionais borrachinhas em favor dos bráquetes, o tratamento se torna menos incômodo em questão de conforto e higiene.
O motivo para isso é claro: as borrachinhas tendem a acumular restos de comida e, em consequência disso, causar o mau hálito e facilitar o aparecimento de cáries e gengivite. Assim, é possível reduzir a sujeira que causa o incômodo e, assim, também facilitar a higienização.
É mais confortável
O arco ortodôntico e a tampa dos braquetes do aparelho autoligado causam menor atrito. Isso permite uma movimentação maior dos dentes com menos trauma.
O tempo médio de tratamento é menor
Quando comparado à técnica tradicional da ortodontia, o autoligado é bem mais ágil. Isso se deve à maior estabilidade conferida pela estrutura do aparelho, que começa a correção dos dentes imediatamente após a inserção.
Além de diminuir o tempo total para alcançar o sorriso perfeito, também reduz o número de consultas necessárias para tal — contanto que você siga as recomendações de higiene bucal, claro.
Inflige menos dor ao paciente
Outro ponto positivo do aparelho autoligado transparente é que causa menor dor ao paciente, pelo menos, quando comparado aos outros tratamentos disponíveis.
Isso se deve à falta de ligaduras elásticas, que reduz significamente a pressão sobre os dentes e a gengiva.
Considerando que muitas pessoas podem desistir do aparelho ortodôntico devido ao perigo de dor, esse é um dos maiores atrativos da modalidade.
Manutenção menos frequente
Como o aparelho autoligado transparente não pede pela troca de ligaduras elásticas, o tempo de consulta e frequência de manutenção do procedimento é bem menor que os tipos convencionais.
Para ter uma ideia, enquanto o aparelho tradicional exige consultas mensais, o autoligável pede apenas que você visite o dentista a cada dois ou três meses.
Isso ocorre pelo fio termoativado, que por conta do constante calor com a temperatura da boca, promove ação por mais tempo. A durabilidade das peças também é um diferencial.
Claro, que cada caso é cada caso. Dependendo da movimentação dos dentes do paciente, o tempo de tratamento pode ser completamente diferente, tanto menor quanto maior.
No entanto, como o sistema autoligado trabalha com uma tensão constante por conta do fio termoativado, que acelera o processo, o tratamento costuma ser mais rápido que as soluções tradicionais.
CONCLUSÃO
Como vimos, o aparelho autoligado transparente é uma alternativa mais eficiente e discreta ao método tradicional.
A ausência das ligaduras elásticas (ou, como são popularmente conhecidas, borrachinhas) favorece a higienização e o progresso do tratamento.
Além disso, o acúmulo de bactérias nos dentes (placa bacteriana) é reduzido, o que melhora a escovação e a saúde bucal. No final, até mesmo a mastigação é beneficiada, pelas melhores condições dentárias.
Outras vantagens que a estrutura inovadora concede incluem: consultas de manutenção menos frequentes e diminuição do tempo médio de tratamento.
A discrição, por sua vez, é conferida pelo uso de peças que simulam a transparência (como dito no nome) para atribuir a aparência de um sorriso natural, mesmo com o uso do aparelho.
Para quem procura atendimento exclusivo e humanizado, a dica é agendar uma consulta no consultório da Dra. Thais Campregher, clínica ortodôntica em Santos, especialista nas melhores soluções em aparelho ortodôntico do mercado, há mais de 19 anos.