O que é e qual profissional pode realizar a aplicação de Botox
A aplicação de botox é um dos tratamentos estéticos mais procurados pelas pessoas, afinal, este procedimento tem ganhado seu espaço e popularidade em meio aos consultórios odontológicos.
Os consultórios são espaços perfeitos para que se fale e se faça a aplicação, pois nos últimos anos os dentistas se tornaram habilitados para a administração do botox, não só em nome da estética, mas também da funcionalidade e segurança.
No texto de hoje, vamos responder aos principais questionamentos sobre o uso do botox. Continue lendo e entenda essa técnica que pode transformar a vida do paciente.
O que é Botox?
A toxina botulínica, o famoso botox, é uma neurotoxina produzida pela Clostridium Botulinum, uma bactéria anaeróbica.
O medicamento produz uma pausa na atuação do neurotransmissor acetilcolina, pois durante o processo, o botox se espalha pelo tecido onde foi feita a aplicação e, com isso, faz uma ligação com as terminações nervosas pré-sinápticas das junções neuromusculares e neuroglandulares.
Após o período, começa um processo para que o estímulo do músculo se dificulte, levando assim a um relaxamento. Todo o processo se inicia depois de 48 horas do primeiro contato com a injeção e a ação completa do botox pode ser notada após duas semanas.
Para que serve a aplicação de Botox?
São variados os motivos para a aplicação de botox ser recomendada, listamos cinco delas abaixo:
Bruxismo
Quando o músculo da mastigação tem níveis de trabalho grandes à noite, o bruxismo é diagnosticado. Ele é uma disfunção que produz atrito e desgaste nos dentes.
Quando o paciente opta por aplicação do botox, ele pode ficar tranquilo por meses, pois os resultados livram-o de placas convencionais feitas para proteger os dentes.
Dor facial
Caso o paciente tenha algum tipo de dor por conta da articulação entre o maxilar e a mandíbula, o botox surge como uma opção para amenizar esses sintomas.
Sorriso gengival
Como um bom exemplo para o uso estético, o botox também pode ser usado para a correção do sorriso gengival.
O medicamento é injetado nos músculos que controlam o sorriso e relaxam a região que controla o movimento, assim, bloqueando a exposição da gengiva.
Cirurgias de implantes dentários
Antes das cirurgias de implantes dentários, o botox pode ser utilizado para evitar qualquer força excessiva na hora da cicatrização, isso faz com que seja diminuída a chance de problemas no pós-operatório.
Tratamento da sialorréia (excesso de saliva)
A toxina botulínica também pode ser utilizada para tratamento de sialorréia, assim diminuindo a chance de que pacientes com doenças como Alzheimer e Parkinson desenvolvam pneumonia.
Quem pode realizar a aplicação de Botox
Mesmo que o mais comum seja que dermatologistas trabalhem com a aplicação de botox, recentemente, como já dito, graças às novas tecnologias, dentistas se tornaram habilitados para a administração do medicamento.
São vários os cirurgiões-dentistas que têm conhecimento nessa área, principalmente na parte da anatomia da cabeça e do pescoço.
Logo, dentistas podem sim trabalhar com a toxina botulínica por ter o bom conhecimento destas regiões.
Vale lembrar que você precisa escolher um bom dentista para que faça o procedimento com segurança,
Como é o depois do procedimento?
Como um procedimento médico, é importante que o paciente que passou pela aplicação de botox siga as recomendações do pós-operatório ditas pelo dentista. Afinal, é necessário que exista uma boa cicatrização.
Algumas dessas recomendações são:
- Consumir a medicação que foi prescrita pelo dentista;
- Procurar fazer uso de bolsas de gelo para que se reduza o inchaço;
- Respeitar o repouso pós-tratamento;
- Começar a dieta líquida ou pastosa depois do procedimento;
- Fazer limpeza bucal;
- Tomar cuidado com a região operada;
- Continuar com um acompanhamento odontológico regularmente, a fim de avaliar a região da aplicação.
É preciso ter em mente que ser disciplinado com a higienização é uma das chaves para a melhora no pós-procedimento, quem não faz a limpeza bucal adequada pode ter problemas.
Contraindicações e segurança
O uso do botox é contraindicado para gestantes e lactantes. Pessoas alérgicas a botox, lactose e albumina (proteína do ovo) estão inclusas.
Quem tem doenças musculares, neurodegenerativas ou quem está em tratamento com antibiótico aminoglicosídeo, também entra nesta lista.
Pessoas que tem dificuldades com a higiene bucal também estão contraindicadas, cáries e outros problemas podem prejudicar o procedimento.
Depois de ler o texto, você conheceu mais sobre o processo de aplicação de botox e deve ter notado que é um procedimento simples.
Os resultados são surpreendentes, porém, para tê-los é preciso garantir a segurança. Por isso, procure clínicas especialistas no assunto.
A clínica dentária Thais Campregher, mais de 23 anos de profissão está sempre cuidando da saúde bucal dos pacientes. Se você procura um profissional para aplicação de botox em Santos, entre em contato e agende sua consulta.