Como é o tratamento do Bruxismo com Botox

Sabia que é possível fazer o tratamento do bruxismo com botox?

Mesmo que a substância seja popularmente conhecida por retardar o surgimento de marcas de expressões em tratamentos estéticos, a toxina botulínica (ou botox, como é mais conhecida) pode fazer maravilhas nessa condição. .

A seguir, você vai entender mais sobre a doença e como o tratamento a base de botox funciona. Vamos lá?

O que é bruxismo?

Responsável por afetar 40% da população brasileira, o bruxismo é classificado como um hábito parafuncional: costumes involuntários, sem função específica, que podem causar consequências graves à saúde bucal.

Capaz de acometer pessoas de todas as idades e gêneros, a patologia é caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes, que pode resultar em lesões orofaciais, desgastes dentários, dor muscular, entre outros problemas.

A longo prazo, o bruxismo pode causar alterações irreversíveis à musculatura mastigatória e atividade muscular, bem como fadiga, mialgia e miosite.

Em casos mais graves, pode comprometer as funções bucais completamente.

Tipos de bruxismo: diurno e noturno

Existem dois tipos distintos de bruxismo: o noturno, que ocorre durante o sono, e o diurno, que ocorre enquanto o paciente está acordado — como o próprio nome já diz.

No entanto, horários distintos de ocorrência não são as únicas diferenças entre os dois.

O bruxismo diurno, também chamado de briquismo, é caracterizado pelo hábito de ranger, apertar ou encostar os dentes durante o dia, relacionado a fatores emocionais e psicológicos, como o estresse e a ansiedade.

Por outro lado, o bruxismo noturno é desenvolvido a partir do ranger inconsciente dos dentes, relacionado a um distúrbio do sono.

Mesmo que não exista cura para a patologia, é possível, em ambos os casos, retomar o controle sobre a situação.

Sintomas do bruxismo

Em qualquer situação, saiba que sentir dor nunca é um fator positivo.

Portanto, se você sente dor de cabeça frequentemente, recentes dores musculares e no maxilar, entre outros incômodos, é mais que recomendado procurar um médico para entender as razões por trás disso.

No caso do bruxismo, é possível que você esteja sofrendo da patologia ao primeiro sinal dos seguintes sintomas:

• Ranger dos dentes;
  • Dentes danificados e gengiva ferida;
  • Dor de cabeça e nos músculos faciais;
  • Músculos mandibulares doloridos ou tensos;
  • Estalos ou cliques ao tentar mover a mandíbula;
  • Contrações rítmicas dos músculos mandibulares;

De forma geral, cansaço e desconforto durante a mastigação são sinais de bruxismo.

Quais são as consequências do bruxismo?

O desgaste nos dentes não é a única consequência do bruxismo. Na verdade, até mesmo isso desencadeia outras sequelas.

Vamos conhecer algumas das mais graves?

Sensibilidade nos dentes

Muitas pessoas com bruxismo acabam desenvolvendo sensibilidade dentária.

Isso é devido ao apertamento ou ranger dos dentes, no qual o esmalte é desgastado e posteriormente fraturado, o que resulta na exposição da dentina, responsável pela maior sensibilidade.

Dentes tortos

O bruxismo pode causar o estreitamento dos dentes, até mesmo alterar a posição de alguns, mesmo que seja uma situação relativamente rara.

Por isso, é recomendado procurar um dentista assim na primeira identificação de sintomas.

Deslocamento da mandíbula

Acredite ou não, mas o bruxismo não tratado pode causar o deslocamento da mandíbula.

Na maioria das vezes, ocorre com o disco articular, que fica entre as articulações da cavidade oral. Assim que é deslocado para frente, torna-se extremamente doloroso movimentar a boca, ocasionando no chamado trismo mandibular.

Como é feito o tratamento para bruxismo?

Mesmo que não exista uma cura para o bruxismo, há uma série de tratamentos disponíveis por qualquer ortodontista para quem lida com este problema.

Claro, não há como dizer qual é o melhor tratamento sem antes passar pela avaliação criteriosa de um dentista habilitado, mas podemos falar sobre os métodos mais utilizados para você saber o que esperar.

Entre eles, os mais indicados são: a toxina botulínica e as placas de bruxismo.

Tratamento do bruxismo com botox (toxina botulínica)

Mesmo que não saibamos ao certo o que causa o bruxismo, acredita-se que ocorra devido a uma alteração no sistema nervoso central, que acaba causando o ranger ou apertamento dos dentes.

Nesse sentido, a toxina botulínica (ou botox) pode ser de grande ajuda no tratamento da patologia, visto que atua justamente na área afetada.

O tratamento do bruxismo com botox é feito de forma simples: impedindo a liberação do neurotransmissor da contração muscular, assim, reduzindo-o e inibindo a hiperatividade que causa o distúrbio.

Como atua diretamente sobre os músculos, sem depender do paciente para nada, consegue agir 24 horas por dia. Por isso, costuma ser muito indicada por todo ortodontista.

dentista em santos

Estudos comprovam a eficiência do tratamento do bruxismo com botox

Até mesmo estudos estão do lado do tratamento do bruxismo com botox: foi apontado que o uso da substância traz melhoras significativas à sensação de dor muscular e na qualidade de sono.

Como o botox é aplicado no tratamento?

Inicialmente, a toxina botulínica é aplicada nos músculos da face. Assim que o tecido relaxa e a região fica menos estressada, o atrito entre os dentes (e consequentemente, o desgaste) é reduzido.

O tratamento do bruxismo com botox, do início ao fim, é feito de forma não invasiva e evita o uso de placas noturnas, normalmente indicados nesses casos. Os resultados tendem a durar por cerca de seis meses.

Com ajuda terapêutica, é possível passar por uma espécie de reeducação da musculatura mastigatória, o que complementa o tratamento.

Conclusão

Como vimos, o tratamento do bruxismo com botox é feito de forma rápida e não invasiva: a toxina botulínica é aplicada visando impactar o sistema nervoso central e, então, relaxar a região dentária para que o ranger ou aperto seja minimizado.

Quando feito por um dentista competente (e a depender do paciente), o tratamento do bruxismo com botox costuma ser uma das principais formas de tratamento indicadas.

Isso se deve à agilidade do tratamento, bem como a praticidade de tê-la atuando a todo momento, por aproximadamente seis meses, sem precisar da ajuda do paciente.

O tratamento do bruxismo com botox deve ser feito por profissionais de confiança e é justamente pelo o que o consultório da Dra Thais Campregher é conhecido.

Se você é de Santos e busca um profissional habilitado, que une as técnicas mais modernas da odontologia com humanização, não deixe de agendar uma avaliação!