Prognatismo: é possível tratar com aparelho ortodôntico?

O prognatismo mandibular é um dos distúrbios ortodônticos mais desafiadores. Por isso, muitos se questionam se um simples aparelho ortodôntico pode tratar.

A condição prejudica não apenas a estética facial de pacientes, como também a respiração e mastigação.

Conheça mais sobre o prognatismo mandibular e como o uso de um aparelho ortodôntico pode ser eficaz no tratamento.

 

O que é prognatismo?

O prognatismo é um distúrbio que ocasiona uma espécie de mordida cruzada, na qual os dentes inferiores ultrapassam os superiores, projetando o maxilar e o queixo do paciente para frente.

A questão é que para que o processo de mastigação ocorra adequadamente, a parte superior da arcada dentária deve encaixar com a inferior. Preferivelmente, com os incisivos superiores cobrindo os inferiores.

Sendo assim, o pragmatismo a causar uma série de prejuízos estéticos, bem como impedimentos de fala e respiração.

 

Quais são os diferentes tipos do distúrbio?

Pode-se dizer que há quatro tipos de prognatismo mandibular: (maxilar bom e mandíbula) protraída; (mandíbula e maxilar) retraído; maxilar e mandíbula retraídos e maxilar retraído com mandíbula protraída.

 

O que causa o prognatismo?

De forma geral, o prognatismo é ocasionado pela má formação dos ossos faciais, o que pode ser causado por uma série de fatores.

O distúrbio é comumente transmitido através da genética, ou seja, é desenvolvido a partir de falhas no material genético ou dependendo do histórico familiar do paciente.

Nesse sentido, quanto mais familiares com a doença o paciente possuir na árvore genealógica, mais provável será de desenvolver o prognatismo.

Entretanto, sabe-se que há alguns hábitos do dia a dia que podem estimular a má formação óssea, mesmo em pessoas sem questões hereditárias. O ato de chupar os dedos (ou uma chupeta) e mau posicionamento da língua na boca são alguns dos principais.

 

dentista em santos

 

Quais as consequências do prognatismo mandibular?

Normalmente, pacientes com prognatismo sofrem com ruídos articulares e dor de cabeça (ou enxaqueca) crônica, que também pode afetar os ouvidos (com zumbidos) e a musculatura. Outras consequências da presença do distúrbio incluem:

  • Inchaço no rosto;
  • Sensação de pressão por trás dos olhos;
  • Dificuldades para fechar ou abrir completamente a boca.

O mau posicionamento da arcada dentária também causa impedimentos na fala e prejudica a mastigação. Isso sem contar na evidente desarmonia e/ou deformidade do rosto.

Como os sintomas da prognatismo mandibular podem ser facilmente associados ao de Disfunção Têmporo-Mandibular, é de extrema importância consultar um dentista habilitado para entender qual é o diagnóstico e tratamento adequado.

 

O aparelho ortodôntico pode tratar o prognatismo?

Falhas no desenvolvimento do maxilar e da mandíbula podem ser alteradas com ajuda de um ortodontista, por meio de tratamentos ortopédicos funcionais ou com o uso do aparelho ortodôntico.

O tratamento deve ser feito de forma preventiva, interceptava ou logo após o pico da puberdade, visto que é o período que compreende o processo de crescimento da mandíbula.

Quando feito precocemente, há um leque bem mais amplo de opções de tratamento, bem como resultados finais mais satisfatórios e duradouros.

Tenha em mente que, quanto mais desenvolvida for a mandíbula e a maxila, mais difícil será de alterar o posicionamento.

Por isso, em muitas circunstâncias, é preciso aplicar mais de um procedimento para solucionar o problema. Conheça as alternativas:

 

Como funciona o tratamento com aparelho ortodôntico?

O uso do aparelho ortodôntico como forma de tratamento é bem comum entre pacientes de prognatismo, sendo que os modelos mais comuns são: aparelho língua e aparelho autoligado estético, indicados para pacientes que já estão na fase de dentição permanente, para compensar a inclinação dentária e encaixar a arcada dentária adequadamente.

Há casos no qual o uso do aparelho ortodôntico precisa ser feito em conjunto com a cirurgia de reposicionamento dos ossos da mandíbula (ortognática).

A solução cirúrgica pode ser aplicada tanto antes quanto depois de usar o dispositivo, a depender das especificações individuais.

Em casos em que o paciente sofre não apenas com o mau posicionamento mandibular (e/ou maxilar), como também com o desalinhamento dos dentes, deve ser feito o alinhamento dentário antes do uso do aparelho ortodôntico.

Com isso, vale ressaltar que apenas um profissional da área é capaz de dizer qual é o método (ou métodos) mais eficientes para o paciente.

 

O aparelho ortodôntico autoligado é uma boa opção

Por ser uma opção mais discreta que as alternativas mais tradicionais, o aparelho ortodôntico autoligado costuma ser a escolha favorita no consultório de todo dentista.

Principalmente entre pacientes com prognatismo, que se sentem incomodados com os prejuízos estéticos causados pelo distúrbio.

As vantagens do aparelho ortodôntico autoligado, no entanto, não acabam aí e o serviço prestado pela Dra Thais Campregher, ortodontista em Santos há 20 anos, pode favorecer os benefícios da alternativa.

 

O aparelho ortodôntico pode prevenir o distúrbio?

Crianças com histórico familiar de prognatismo podem se prevenir contra o distúrbio com o uso de aparelho ortodôntico.

O uso do dispositivo em pacientes ainda na fase da dentição de leite ou mista pode moldar o crescimento ósseo da face, ao invés de corrigir os dentes.

Inclusive, é cada vez mais comum que pacientes ainda na fase da primeira dentição utilizem aparelho ortodôntico.

De qualquer forma, o melhor procedimento para tratamento pode variar de caso a caso. O mais seguro é contar com o acompanhamento periódico de um dentista assim que os primeiros dentes de leite surgirem.

Desta forma, qualquer intervenção feita futuramente será minimamente invasiva e, provavelmente, bem mais satisfatória.

 

Conclusão

Como vimos, o pragmatismo é caracterizado pela sobreposição da arcada dentária inferior sob a superior, projetando o queixo e mandíbula para frente.

É considerado um dos mais complicados distúrbios ortodônticos, por prejudicar a aparência e as funções básicas do corpo, como a mastigação.

A boa notícia é que o uso do aparelho ortodôntico é, sim, válido como forma de tratamento, bem como um método de prevenção contra ao prognatismo.

Marque uma consulta com a Dra Thais Campregher, ortodontista em Santos há 20 anos, para saber o que pode ser feito sobre o seu caso.

A equipe é composta por especialistas nas técnicas mais modernas de ortodontia e o tratamento oferecido é exclusivo e humanizado.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840