Os principais tipos de ortodontia

Quando falamos em ortodontia, é muito comum pensarmos em dentes desalinhados que precisam do auxílio de um aparelho ortodôntico para a correção.

Porém, o que muitos não sabem é que a ortodontia serve também para a prevenção de problemas, evitando possíveis complicações no futuro.

No post de hoje iremos mostrar quais são os principais tipos de ortodontia e qual o mais indicado para o seu caso.

Tipos de ortodontia

Ortodontia Preventiva

Como o próprio nome já diz, esse tipo de ortodontia serve para a prevenção do agravamento de possíveis problemas de oclusão. Ela evita, com o tempo, o uso do aparelho fixo, extrações de dentes permanentes e até de cirurgias ortognáticas, realizadas para corrigir o posicionamento do maxilar.

Nesse procedimento, é também feita uma abordagem educativa para correção e a retirada de maus hábitos que podem prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária, como chupar chupeta ou o dedo.

São diagnosticadas também disfunções que podem interferir no desenvolvimento dentário: problemas de dicção, em que a língua da criança empurra os dentes durante a fala; problemas respiratórios, que forçam a criança a respirar pela boca, comprometendo a formação da arcada dentária.

É muito importante que a ortodontia preventiva comece a ser feita ainda na infância, em que a criança ainda tem os dentes de leite – por volta dos 5 aos 12 anos – para que o resultado do tratamento seja mais eficaz.

Intervenções:

  1. Supervisão dos espaços para o nascimento e desenvolvimento dos dentes permanentes, para substituir os dentes de leite;
  2. Uso de aparelhos ortodônticos para manter os espaços após a queda dos dentes provisórios;
  • Pequenos desgastes dentários que tem como função abrir o espaço correto;
  1. Extração dos dentes de leite, para facilitar a descida e o posicionamento do dente permanente;
  2. Tratamento de cárie, para evitar a perda prematura dos dentes de leite e assim comprometendo a arcada e o espaço necessário para os dentes permanentes;
  3. Uso de um aparelho ortodôntico usado para corrigir a largura do céu da boca e manter o espaçamento para o nascimento dos dentes permanentes.

Ortodontia Interceptativa

Esse segmento da ortodontia intervém quando há um problema que pode acabar comprometendo a funcionalidade facial e bucal com o passar do tempo.

O problema mais comum de oclusão é a mordida cruzada – quando os dentes incisivos superiores ficam posicionados de maneira lingual nos incisivos inferiores – esse problema é um dos que mais demanda a ortodontia interceptativa.

O diagnóstico e início do tratamento logo no começo são de extrema importância para que a oclusão possa evoluir de forma normal e para poder corrigir o desequilíbrio esquelético e ajudar na preservação da saúde da boca.

Porém, quando o tratamento é feito tardiamente, podem acabar surgindo complicações – como a perda de comprimento do arco dentário e retração gengival.

Para tratar os problemas de oclusão diagnosticados previamente, a ortodontia interceptativa oferece:

  • Uso de placa removível com mola digital;
  • Plano inclinado fixo em resina acrílica;
  • Plano inclinado individual em banda metálica e resina fotopolimerizável;
  • Lâmina de madeira;
  • Molas digitais;
  • Arco palatino ativo.

O aparelho que será utilizado é aquele que melhor se adaptar às necessidades do paciente. As crianças tendem a serem mais resistentes com o tratamento, por isso, nesses casos, a melhor opção é o aparelho fixo.

Ortodontia Corretiva / Tradicional

É a mais conhecida e é realizada quando há a necessidade de corrigir problemas de alinhamento na dentição permanente, ou no fim da troca de dentes e oclusão.

Com o uso de aparelhos, tanto os móveis quanto os fixos, são realizadas a movimentação gradativa dos dentes e dos ossos mandibulares e maxilares para poder corrigir o posicionamento e resolver problemas de má oclusão, apinhamento, diastema, proporcionando ao paciente uma melhor saúde bucal e estética facial.

Com os novos aparelhos ortodônticos transparentes, esse segmento da ortodontia se tornou atrativa para os adultos também, já que são mais resistentes ao aparelho de metal convencional.

Esses aparelhos utilizam uma tecnologia 3D e são feitos com material acrílico, são feitas placas sob medida para o paciente, o que traz mais conforto e descrição, garantindo assim o mesmo resultado dos aparelhos tradicionais.

Melhor tipo de ortodontia

É importante saber que cada tipo de ortodontia irá atender a um caso específico para cada paciente. A ortodontia preventiva e interceptativa, devem ser realizadas ainda na infância e começo da adolescência, desse jeito elas proporcionam melhores resultados.

É preciso saber o diagnóstico corretor para então realizar a melhor escolha de tratamento.

Independentemente do tipo da técnica utilizada, é necessário que o profissional saiba quais são os melhores modelos e materiais disponíveis no mercado, assim ele consegue atender o paciente tanto tecnicamente quanto financeiramente.

Contar com uma clínica especializada em aparelho ortodôntico em Santos é o melhor caminho para se seguir com o seu tratamento.

O consultório da Dra. Thais Campregher conta com as soluções mais modernas em alinhamento dentário. Com tratamento humanizado e com técnicas atuais no mercado, os pacientes obtém os melhores resultados.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840