O que é e qual é melhor tratamento para tártaros
O tártaro não somente prejudica a beleza dos dentes, mas também a saúde. Por isso devemos falar sobre o tratamento para tártaros.
Este problema é formado por acúmulos de placas bacterianas que podem causar irritação severa nos tecidos gengivais, além de facilitar a formação de cáries nos dentes.
Nesse texto você irá entender como funciona o tratamento para tártaros e além disso, o que é o tártaro e como tratá-lo. Continue lendo e tire todas as dúvidas sobre o assunto.
O que é tártaro?
É uma formação de placas bacterianas acumuladas na superfície do dente, quando não é removida e fica presa no mesmo lugar por muito tempo, ela acaba endurecendo.
Assim, acaba formando uma crosta de cor amarela e em alguns casos esbranquiçados. Com isso, o tártaro pode ocasionar não somente problemas dentais, mas também problemas corporais.
Isso acontece quando o paciente não tem uma boa higiene bucal e, por ser uma placa endurecida, o paciente não consegue removê-la sem ajuda profissional.
Depois de um certo ponto, a escovação começa a ser inútil e é necessário um tratamento para tártaros com um especialista para removê-lo e pode acabar se espalhando por toda a boca, causando sérios problemas de saúde.
Entenda a diferença entre tártaro supragengival e subgengival
São existentes dois tipos de tártaro: o supragengival e o subgengival. Como os próprios nomes já dizem, a diferença é a localidade de onde ele se prolifera. Enquanto um é possível ver a olho nu o outro não.
O supragengival pode ser visto pelo próprio paciente, verificando acima da borda da gengiva. Possui uma coloração amarela ou branca.
Já o subgengival não pode ser visto a olho nu e fica na parte de baixo da gengiva. Sua coloração se altera de amarelo ou branco para meio esverdeada, nesse caso, deve-se passar por um tratamento para tártaros e deve ter um cuidado maior.
Os tratamentos para cada tipo de tártaro
Por ser uma placa dura junto ao dente, o tártaro pode ser somente removido por um especialista qualificado em tratamento para tártaros, pois a higiene bucal feita em casa não é capaz de eliminar o problema. São necessárias algumas ferramentas para a raspagem.
Qual é o procedimento de tratamento para tártaros?
O procedimento de raspagem é feito apenas por um profissional da área da odontologia, e, pode ser conduzido manualmente ou com auxílio de aparelhos de ultrassom.
Em situações em que o tecido da gengiva esteja sensível ou inflamado, é necessário o uso de uma anestesia local. Caso os dentes sejam ou estejam sensíveis é preciso o uso de cremes dentais específicos, indicados pelo profissional.
O procedimento do tratamento para tártaros funciona de tal forma: se inicia um exame na boca do paciente e em seguida, o dentista usa um aparelho para remover a placa e a película bacteriana, logo abaixo da linha da gengiva.
Após a cirurgia, o dentista faz a remoção de todos os resíduos que possam ter ficado na superfície dos dentes que possam ficar abaixo da linha da gengiva.
Após a raspagem, o próximo passo é polir os dentes, para deixar a superfície lisa, removendo manchas e deixando os dentes mais claros e brilhantes.
Ou seja, é um procedimento para remover qualquer vestígio de placa bacteriana e assim, diminuindo pequenas imperfeições na parte da textura áspera dos dentes, feito isso, existe uma proteção contra a proliferação dessas placas.
Pode parecer um procedimento simples, mas, dependendo da quantidade de placa acumulada, é preciso ter mais de um tratamento para tártaros, ou seja, uma sessão a mais para remove-lo completamente.
Já para quem usa aparelho ortodôntico, o processo é semelhante, mas é exigido um pouco mais de empenho do paciente para a higienização bucal.
A higienização feita em casa é essencial para evitar o tártaro e existem escovas específicas para quem usa aparelho e elas, no caso, ajudam nessa higiene e evitam a formação dessas crostas.
Também vale destacar que há uma diferença entre a remoção do tártaro supragengival para o subgengival. Enquanto o supragengival é facilmente removido com o auxílio de curetas ou ultrassom, a remoção do tártaro subgengival é diferente, pois é necessário um pouco mais de técnica, visto que a raspagem é feita abaixo da gengiva.
Depois de toda a explicação sobre o tártaro, a dúvida que fica é: como evitá-lo?
Como evitar o tártaro
Para evitar o tártaro, é necessário manter uma boa higiene bucal. Vale ressaltar os hábitos que é preciso se manter diariamente:
- Escovar os dentes três vezes ao dia;
- Escovar a língua sempre que escovar os dentes;
- Passar fio dental entre os dentes;
- Utilizar enxaguantes bucais específicos.
Além disso, manter uma alimentação saudável é um importante fator para impedir a propagação do tártaro nos dentes. Procure evitar ingerir alimentos muito açucarados, pois é uma boa forma de evitar esse problema.
Com qual frequência tenho que fazer um tratamento para tártaros com um profissional?
A limpeza com um profissional deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano, para que ele possa identificar se tem algum resíduo de placa e, se houver, removê-la para que não se transforme em um tártaro.
Como podemos constatar, a causa do tártaro nos dentes também é a de vários outros problemas bucais. Por isso, é fundamental manter os cuidados diários para a manutenção da saúde, não só da boca, mas também de todo o corpo.
Para descobrir o melhor tratamento para Tártaro, não deixe de consultar um dentista. No consultório da Dra. Thais, os pacientes recebem todos os cuidados necessários para o tratamento, além de aprenderem a melhor forma de executar as principais rotinas de higienização, para que o problema não retorne.
Se você procura uma excelente dentista em Santos, agende uma consulta e saiba mais.