O que é apinhamento dental? Conheça os tratamentos

Existem muitos problemas que envolvem a arcada dentária que podem desenvolver quadros sérios e que precisem de intervenção profissional. O apinhamento dental pode ser considerado um bom exemplo de patologia que necessita de atenção.

O apinhamento pode ser considerado um dos mais comuns dentro da ortodontia e que mais leva o paciente a procurar o dentista, pois além de envolver questões de saúde, está ligado diretamente à estética.

Mas o que de fato é o apinhamento dental? E qual será o papel do ortodontista no tratamento? Continue a leitura e acabe de vez com as suas dúvidas. Descubra se você realmente necessita iniciar um tratamento dentário.

 

O que é apinhamento dental?

Pode-se dizer, de uma forma mais popular, que o apinhamento dental é caracterizado por uma arcada dentária que apresenta dentes tortos ou “encavalados”, como é popularmente chamado.

Um dos fatores que mais pesam é o fator estético, entretanto, dependendo do grau de apinhamento, outros problemas que envolvem a saúde bucal podem aparecer, tais como:

  • Cáries;
  • Acúmulo de tártaro;
  • Complicações na gengiva;
  • Problemas estéticos que podem causar danos psicológicos.

 

apinhamento dental

 

Quais são as causas?

Para entender mais sobre o problema e a necessidade do tratamento, é importante que as reais causas sejam explicadas. Os motivos que podem servir de base são vários, podendo ser divididos em seis tipos:

 

  • Fatores genéticos

Talvez um dos motivos que mais proporcionam o aparecimento do apinhamento, porque os fatores genéticos podem determinar o tamanho dos dentes, alinhamento e também os espaços disponíveis para adequar toda a arcada dentária.

Então se você possui alguém na família com dentes desalinhados, é provável que você também apresente essas características.

Por esse motivo é importante a visita constante ao dentista desde a infância, para que o tratamento possa ser iniciado cedo, juntamente com o nascimento dos dentes permanentes.

 

  • Nascimento do dente siso

Os dentes do siso, naturalmente, são os últimos a nascer, podendo causar algumas adversidades.

Quando o espaço na arcada encontra-se de forma limitada, o siso aparece como um fator agravante do apinhamento dental, pois o seu nascimento fará com que uma adequação inadequada aconteça, desalinhado os demais.

 

  • Traumas

Todo o ser humano está sujeito a sofrer traumas no decorrer da vida, porém quando acomete os dentes, existe uma grande chance de ocorrer desvios dentários. Com isso, é necessário a realização de tratamentos para que se alinhem novamente.

 

  • Formato da língua

Também enquadrando dentro dos fatores genéticos, o formato ou tamanho da língua também deve ser um fator a ser considerado.  Mesmo que de forma lenta, a língua tem o poder de entortar os dentes.

Diante disso é possível ver a importância de procurar profissionais para que esses problemas possam ser prevenidos. Nesse caso, o fonoaudiólogo juntamente com o dentista irão ajudar na prevenção.

 

  • Hábitos alimentares

Alguns hábitos alimentares também podem influenciar diretamente o aparecimento do problema. Quando ingerimos alimentos que são duros, temos uma tendência a forçar a mastigação, o que pode ser um problema para os dentes.

Além de ter a chance de quebra, o ato de forçar os dentes durante a alimentação pode fazer com que eles fiquem tortos e assumam uma posição desalinhada, como já apresentado. Crianças que utilizaram mamadeira na infância também podem correr esse risco.

 

  • Estrutura dos ossos que compõe a região da arcada dentária

O corpo humano está vivo e por isso está em constante mudança. Sendo assim, é comum que a estrutura óssea que compõe a região da arcada dentária mude com o passar do tempo.

Conheça os principais tratamentos para o apinhamento dental

Após o profissional identificar o apinhamento dental no paciente, irá direcioná-lo para o tratamento adequado. Pode ser feito de diversas maneiras, dependendo das características do paciente.

A principal finalidade do tratamento será fazer com que a oclusão correta seja estabelecida e também que a estética melhore, dando a possibilidade de que o paciente tenha um belo sorriso.

Conheça algumas formas de tratamento:

Aparelho ortodôntico fixo

A utilização de aparelho ortodôntico fixo vem sendo o tratamento mais utilizado para resolver o problema de dentes “tortos ou encavalados”, assim chamados popularmente.

A eficácia pode ser entendida pela força de movimentação, que é realizada no tempo correto, reestruturando os dentes e melhorando a estética do paciente.

Aparelho móvel

O aparelho móvel ou removível, geralmente, é utilizado em crianças. Por apresentarem o apinhamento nas fases iniciais, a arcada dentária está mais maleável para a movimentação.

Os resultados serão favoráveis quando o paciente segue as orientações do profissional.

Desgastes dentários monitorados

Este tipo de tratamento é realizado pelo desgaste entre os dentes, que é feito através de dispositivos de ancoragem esquelética, com a finalidade criar harmonia entre as duas arcadas.

Ainda é pouco utilizado, pois há outras alternativas que estão apresentando resultados mais favoráveis.

Extração dentária

Em casos graves, quando não é possível realizar a movimentação, a extração dentária se faz necessária. O espaço liberado com a extração, fará com que a movimentação seja feita de forma eficiente.

Consultório odontológico Dra. Thais Campregher

Pôde-se perceber que o apinhamento dental deve ser tratado para evitar que possíveis complicações aconteça. Pensando nisso, é de extrema importância que o diagnóstico e tratamento seja feito em uma clínica que atenda todos os requisitos necessários pra um tratamento de qualidade.

Caso você tenha problemas com a estética dos seus dentes, procure ajuda especializada. Através de alinhadores transparentes e aparelhos ortodônticos autoligados, é possível realizar um tratamento eficaz em menor tempo.

O consultório odontológico da Dra. Thais Campregher atua há 19 anos nos diversos tratamentos dentários, dando segurança, inovação e atendimento humanizado para os seus pacientes.  Cuide sempre para que a sua saúde seja uma prioridade.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840