Implante ou prótese: Entenda a diferença e qual é o melhor para você
O cuidado com a saúde bucal vem crescendo cada vez mais. Ir ao consultório odontológico tem se tornado cada vez mais frequente, e quando chega a hora de procurar um ‘’substituto’’ para os dentes, o implante ou a prótese são duas opções a serem escolhidas.
Mas você sabe qual é a diferença entre as duas? No post de hoje veremos mais sobre elas e qual é a melhor para sua necessidade.
O que é o implante?
É um procedimento em que é colocado um pino de titânio para substituir a raiz do dente. Ele se fixa no osso através de uma cirurgia e, depois da integração óssea, é colocada a prótese definitiva.
O titânio é o material que é utilizado para o implante dentário, ele tem a capacidade de fazer com que o osso se fixe no pino de uma forma permanente. Ou seja, é um metal que é biocompatível com o organismo, eliminando assim o risco de rejeição.
Outro ponto importante do implante é que ele não é corrosivo e não enferruja na boca. O implante é uma forma totalmente segura de se realizar a reabilitação oral.
Quando colocar o implante dentário?
O profissional irá fazer uma avaliação para saber se há ou não a necessidade de colocar o implante. Geralmente, o implante é colocado quando acontece a perda de um dente.
Por esse motivo, é necessário a avaliação de seu dentista de confiança, ele saberá quando é ou não preciso colocar o implante dentário.
Depois dessa avaliação e o resultado dos exames, o procedimento cirúrgico é agendado – o procedimento demora cerca de uma hora e é feito com anestesia local no consultório odontológico.
Após o procedimento, é colocado o dente provisório e quando cicatrizar, o dente definitivo será colocado.
Indicações para colocar o implante dentário:
- Pessoas que tiveram os dentes extraídos
- Quem perdeu os dentes em situações variadas
- Pessoas que nasceram com falta de dentes
Contraindicações do implante:
- Pessoas com maus hábitos de higiene bucal
- Crianças e jovens, ainda em formação óssea
- Fumantes
- Pessoas que ingerem medicamentos com bifosfonato
- Pessoas com doenças preexistentes
O que é a prótese?
A prótese é uma estrutura artificial que é utilizada para substituir dentes que estão faltando na boca.
Existem dois tipos de prótese: as fixas e as móveis. O quadro do paciente irá influenciar no tratamento e na técnica que será aplicada.
Próteses fixas x Próteses Móveis
Prótese Fixa
Por ser um modelo fixo, o paciente acaba se sentindo mais seguro com a prótese. O valor do tratamento é um pouco mais alto que a prótese móvel, mas ainda assim é mais acessível que o implante.
Para realizar um encaixe perfeito, o profissional pode ter que desgastar um pouco do dente saudável, para que a prótese possa se acomodar da melhor forma.
Prótese Móvel
A grande vantagem da prótese móvel é que ela é removível, facilitando a higienização – já que é possível olhar quando for limpar. Seu custo benefício é mais em conta que a prótese fixa, entretanto, o paciente que escolher esse modelo pode sentir um desconforto ao sorrir, comer e falar.
Diferença entre implante e prótese
A grande diferença entre a prótese e o implante é que a primeira substitui a parte visível do dente, a coroa. O implante traz uma nova raiz para ela.
O dentista é o profissional indicado para fazer uma avaliação e saber qual a melhor opção para seu quadro de tratamento. Alguns desses tratamentos podem associar o uso da prótese e do implante – que é o caso do overdenture – uma técnica que coloca a prótese removível em uma base implantada.
Tanto a prótese quanto o implante cumprem o mesmo objetivo, substituir um ou mais dentes – por qualquer que seja o motivo de extração deles. Elas não trazem apenas a parte estética, mas outros benefícios como a qualidade da saúde bucal, mastigação e até da fala.
Essas são as diferenças entre a prótese e o implante dentário. É preciso ir em seu dentista de confiança para que ele avalie seu quadro e saiba qual tipo de tratamento é necessário para você.
Lembre-se que é preciso sempre ficar atento a sua higiene bucal e consultar seu profissional de confiança com regularidade.
Na clínica da Dra. Thais Campregher, é possível realizar a colocação de próteses e implantes. São mais de 23 anos de profissão cuidando da saúde bucal dos pacientes, sempre usando técnicas atuais. Se você procura uma dentista em Santos, agende uma consulta e saiba mais!