Entenda a importância da manutenção do aparelho ortodôntico

A manutenção do aparelho ortodôntico é algo essencial para os que estão passando por esse tratamento.

O cuidado com as peças envolvidas faz parte do dia-a-dia, desde a hora da escovação, de comer e até de praticar esportes, pois devemos ter mais zelo por essa região da boca.

Porém, esses não são os únicos cuidados que devem ser tomados durante o tratamento, pois mesmo com os cuidados do dia-a-dia, alguns problemas são resolvidos apenas com a manutenção feita por um dentista, como nos casos dos machucados que podem se formar na região da bochecha.

Em alguns casos, um certo grupo de pessoas pode achar incômodo ter que se locomover até o dentista para fazer a manutenção

Todavia, esse compromisso é algo muito importante para a prevenção de problemas, pois deixa longe a possibilidade de atrasos ou imprevistos.

Para que você entenda mais sobre a importância da manutenção do aparelho,  apresentaremos alguns motivos que você deve levar em conta para notar a importância desse evento no tratamento dentário.

Por que devo fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?

Na ortodontia, o não comparecimento à clínica do profissional dentário para a manutenção do aparelho ortodôntico pode acarretar muitos problemas que afetarão a saúde bucal e a eficiência do tratamento.

Por isso, ir às consultas rotineiras ao dentista para manter o aparelho em dia traz vários benefícios, que serão listados abaixo:

A importância da facilidade de adaptação

Se sentir desconfortável e ter dificuldade para falar ou comer é comum quando se usa um aparelho ortodôntico, principalmente para os que estão se iniciando no tratamento, afinal, dores podem aparecer depois de cada consulta.

Quando esse tipo de problema aparecer, procure orientação do dentista, pois o paciente, nesses casos, será aconselhado sobre o assunto, assim como receberá dicas de práticas para reduzir a dor e o incômodo causado pelo aparelho.

A contínua limpeza e higienização

Pensando a longo prazo, em quaisquer tratamentos dentários, a higienização dos dentes tem de sempre se fazer presente, pois pode trazer problemas para a boca e consequentemente para os dentes e o aparelho.

As peças colocadas no tratamento podem trazer dificuldades na hora da higienização dos dentes, tornando essa tarefa complicada, principalmente para quem está começando e também para quem não tem ou não segue as orientações corretas.

Aparelhos têm o histórico de acumular restos de alimentos, que causam problemas como placas bacterianas, prejudiciais para a boca e os dentes, que, inclusive, precisarão de cuidados à parte, como no caso do tratamento para tártaro.

Seguindo uma rotina que preza pela manutenção do aparelho ortodôntico, o dentista consegue avaliar se a higienização dos dentes está sendo bem feita pelo usuário do aparelho.

Em outros casos, o profissional também pode realizar uma limpeza nas pecinhas, chamadas braquetes, além de comumente trocar borrachas e elásticos.

Notar problemas que você pode não perceber

Estar presente no dentista de forma rotineira também é importante para que ele consiga, com seu profissionalismo e estudo, encontrar problemas que uma pessoa leiga possa não perceber.

Esses problemas podem ser tanto no tratamento quanto nos próprios dentes como em casos de placas bacterianas, tártaros e gengivite, causados por falta de higiene, que podem prejudicar o próprio funcionamento do aparelho.

Inclusive, os dentes com cáries atrapalham o tratamento com aparelho ortodôntico e podem torná-lo ainda mais longo.

Verificar se o aparelho está machucando

Como já dissemos, os aparelhos podem causar machucados na área da bochecha e em algumas partes da boca.

Ir ao dentista rotineiramente faz com que qualquer incómodo causado pelo aparelho possa ser resolvido com ajustes, assim, evitando novas lesões.

Reparos na estrutura do aparelho

É comum que durante a mastigação, ou em situações mais rotineiras, como na escovação dos dentes, alguma peça possa ser danificada ou se desprender dos dentes.

Neste caso, é necessário a ida mais rápida possível ao dentista, para que ele ajuste e repare a estrutura do aparelho onde houve o problema.

Essa reestruturação garante que o aparelho voltará ao funcionamento normal, exercendo força sobre os dentes, para que eles voltem a se direcionar às posições devidas e, com isso, cheguem ao resultado desejado no tratamento.

A manutenção do aparelho ortodôntico evita atrasos

A manutenção do aparelho ortodôntico garante ao ortodontista o acompanhamento frequentemente, assim, ele pode garantir que o objetivo final do tratamento está nos  conformes e que as etapas estão correndo normalmente.

Caso contrário, o dentista pode ir ajustando e alterando o aparelho a cada consulta, para  cumprir com as etapas, obtendo bons resultados.

É preciso lembrar que, num tratamento com aparelho ortodôntico, cada corpo tem uma forma de reação, que altera a velocidade do tratamento e de seus resultados.

A manutenção do aparelho ortodôntico evita esses possíveis atrasos, pois o dentista estará de olho em quaisquer desajustes que possam acontecer no tratamento, que geram atrasos e dificuldades indesejadas, retardando o prazo.

A manutenção evita custos adicionais

Com tudo que já dissemos, você pode ter notado como a falta da manutenção do aparelho ortodôntico pode causar atrasos no tratamento, estendo-o por meses.

O não-comparecimento faz com que o dentista não tenha como fazer a avaliação mensal ou quinzenal do andamento do tratamento, o que faz com que as coisas possam sair do planejamento com mais facilidade.

Consequentemente, faltar nos dias de manutenção gera atrasos, assim, fazendo com que o  paciente fique mais tempo no tratamento usando o aparelho e gerando mais gastos.

Conte com um dentista especializado em aparelhos ortodônticos

Como você viu, a manutenção do aparelho ortodôntico pode ser complicada sem a gestão e o aconselhamento de um profissional da área.

Contar com um dentista especializado em aparelhos ortodônticos é importante para que ele te dê com maior exatidão o tempo de manutenção, além do tipo de aparelho e o diagnóstico.

Encontrar uma clínica especializada é muito importante para ter melhores resultados na caminhada de alinhar os dentes.

Na clínica da Dra. Thais Campregher, o paciente pode encontrar modelos fixos e móveis, com tecnologia moderníssima, além de contar com técnicas aplicadas para solucionar diversos problemas dentários.

Se você procura um dentista em Santos, agende uma consulta e saiba mais!