Dentista em Santos: 5 recomendações antes de escolher um profissional
À primeira vista, pode parecer difícil escolher um dentista em Santos. Afinal, muitos profissionais competentes estão no mercado, oferecendo consultas e tratamento com excelente custo-benefício.
Então, se você está confuso antes de escolher o profissional de odontologia ideal para cuidar da sua saúde bucal, nós te entendemos.
Aliás, não só entendemos, como também iremos te ajudar.
Preparamos este artigo com 5 recomendações do que fazer antes de escolher um dentista em Santos. Continue lendo e saiba como melhor cuidar do sorriso!
Como escolher um dentista em Santos
Saber escolher um bom dentista em Santos é fundamental para garantir um sorriso saudável. Se você não faz ideia de como fazer isso, explicamos a seguir o que deve ser levado em consideração.
1. Pesquise as opções de dentista em Santos
Pesquisar sobre profissionais da odontologia na sua cidade é importante, mas pesquisar com antecedência e sem pressa é FUNDAMENTAL.
O que queremos dizer com isso é que se você está atrás de um dentista em Santos, porque está com algum problema nos dentes e precisa de atendimento com urgência, provavelmente, se consultará com o primeiro que te der uma resposta positiva.
Sendo assim, busque antes mesmo de precisar DE FATO. Esse será um grande diferencial para ter uma boa experiência em consultório.
Fique sempre de olho em profissionais que estão recebendo destaque e naqueles que têm uma boa presença digital. Vai que uma hora você precisa, né? Já saberá a quem recorrer.
2. Peça recomendações de bons profissionais
Seus familiares e amigos podem ser seus grandes aliados na missão de encontrar o dentista em Santos. Chame pelo Whatsapp ou ligue para eles e peça referências.
Não esqueça de pedir um breve relato sobre como foi a experiência, que tipo de tratamento realizou, como é o consultório e até a média de valores cobrados.
A partir do que te falarem, elabore uma lista de possíveis candidatos para te atender.
Lembre-se que os dentistas são como médicos: têm especialidades. Portanto, se está em busca por algo específico, certifique-se que o profissional realiza o serviço.
Vamos te dar alguns exemplos: alguns dentistas realizam tratamentos ortodônticos, outros não. O mesmo funciona com bichectomia, implantes e lentes de contato.
Se você só precisar de consulta de rotina, pode recorrer diretamente a um clínico geral.
3. Pesquise sobre a reputação do odontologista
Está com uma lista de opções em mãos? Então, está na hora de avaliar mais à fundo as possibilidades!
Analise quais, entre os reunidos, têm mais credibilidade e melhor reputação no mercado. Procurar por avaliações de pacientes antigos é uma boa maneira de fazer isso.
O site do dentista e as respectivas redes sociais podem ajudar bastante nessa empreitada — além de sites específicos que registram o nível de satisfação do público, como Reclame Aqui. Acesse e procure por avaliações e comentários.
Sites de reclamação devem ser especialmente consultados, já que contém problemas graves que ex-clientes tiveram com o serviço e evidenciam. Por lá, é possível entender como o profissional fez para solucionar os problemas. Será que foi ético e honesto?
Tenha em mente que publicidade não equivale à reputação. Um dentista em Santos pode ser o mais bem falado entre mídias de comunicação, mas o mais criticado e contraindicado entre pacientes.
4. Conheça a estrutura do local
É tão importante observar a estrutura do local em que o profissional trabalha, quanto avaliar a reputação e credibilidade. Aliás, esses dois critérios se complementam.
O espaço usado para atendimento tem ligação direta com a qualidade do serviço. Afinal, se os aparelhos não estão em boas condições e os materiais estão mal armazenados, sua saúde pode estar em risco.
Após selecionar alguns nomes, entre em contato e peça para conhecer o ambiente. Preste bastante atenção à organização e, principalmente, à higiene do local.
Não se esqueça que espaços especializados precisam de estrutura diferenciada. Odontopediatras precisam de espaços adaptados para receber crianças, já que torna a consulta mais lúdica e menos estressante para o paciente e para os pais.
Entre os aspectos da estrutura, é muito importante se atentar à:
- Manutenção do prédio;
- Limpeza do ambiente;
- Uniformização adequada da equipe e dos dentistas (com EPI);
- Devida separação entre os consultórios e da sala de espera;
- Validade das licenças de funcionamento.
5. Informe-se sobre as tecnologias usadas pelo dentista em Santos
A odontologia evoluiu muito com o passar dos anos. Com isso, os métodos e técnicas de tratamento tornaram-se cada vez mais confortáveis e ágeis.
Algumas novidades incluem anestesia sem agulha, impressão 3D, radiologia digital, implante de carga imediata e alinhadores invisíveis.
O problema é que nem todos os profissionais aderem a esses recursos, por uma série de fatores, como necessidade de capacitação ou por estarem presos ao tradicional.
Certifique-se que o profissional que vai cuidar da sua saúde bucal pode oferecer o melhor atendimento, com tecnologias que tornem tudo mais confortável.
Atenção: a especialidade conta!
Engana-se quem pensa que um dentista é obrigado a atender todas as especialidades.
A odontologia é como a medicina. O profissional se forma e depois precisa se especializar em áreas específicas.
Alguns dentistas têm afeição por clínica geral, outros por implantodontia… Por isso, antes de escolher um dentista, você também precisa ver se a especialidade que você precisa é atendida por ele.
Você não pode esperar que um odontopediatra faça próteses dentárias.
Conheça as especialidades mais comuns da odontologia:
- Odontopediatria – voltada para cuidados com crianças;
- Ortodontia – voltada para ministrar tratamentos com aparelhos dentários de diversos tipos;
- Endodontia – Responsável pelo a controle das alterações da polpa e da gengiva. Também pode realizar procedimentos na polpa dentária, cirurgias no tecido e na cavidade pulpares;
- Periodontia – previne, diagnostica e trata doenças gengivais e periodontais;
- Prótese dentária – especialização responsável por confeccionar coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais e de próteses sobre implantes. Além disso, cuida da recuperação de coroas e reparação de espaços de extrações;
- Odontogeriatria – voltada para atender e cuidar da saúde bucal de idosos;
- Odontologia para pacientes especiais – voltada para diagnosticar, tratar e controlar os problemas de saúde bucal de pacientes que apresentam comprometimento biológico, psicológico e social;
- Implantodontia – destinada a implantar dentes, fazer diagnósticos de estruturas ósseas dos maxilares e alterações das mucosas, além de outras atividades envolvendo o suporte dos elementos dentários.
Qual é a hora ideal de procurar um dentista?
Em algum momento da sua vida, você já deve ter se perguntado qual é a hora ideal para procurar um dentista. Há momentos da sua vida em que você deve, obrigatoriamente, passar com o profissional. Nós vamos te contar quais:
√ Quando sentir dores no dente ou gengiva;
√ Quando estiver com mau hálito;
√ Ao desconfiar de bruxismo;
√ Quando desconfiar de cárie ou tártaro;
√ Ao sentir sensibilidade;
√ Se os dentes estiverem desalinhados, espaçados ou “encavalados”;
√ No nascimento dos sisos;
√ Na gravidez;
√ No surgimento de dentes de leite e dentes permanentes;
√ Para prevenir doenças cardíacas e outros problemas bucais.
Sugestão de assistência odontológica
Quem procura por assistência odontológica em Santos, pode recorrer a Dra. Thais Campregher, odontologista com mais de 19 anos de experiência na área de saúde bucal.
O consultório está localizado na Rua José Caballero, 15 – Sala 14, no bairro do Gonzaga. No local, os pacientes têm acesso a uma equipe altamente especializada, que oferece atendimento personalizado e, principalmente, humanizado, para proporcionar resultados inovadores e diferenciados.
CONCLUSÃO
Como vimos, não é simples escolher o dentista ideal. Quem não quer terminar com um profissional pouco capacitado, precisa fazer uma longa pesquisa prévia.
É importante procurar por recomendações (de pessoas próximas ou na internet); pesquisar sobre a reputação e credibilidade do profissional ou clínica odontológica; observar a estrutura do local e os detalhes do atendimento.
Isso pode levar um bom tempo, então trouxemos uma sugestão para agilizar seu trabalho: o consultório da Dra. Thais Campregher.
Veja as especialidades atendidas.
Gostou do artigo? Continue acompanhando para saber mais sobre o mundo odontológico!