A Odontologia Estética é a especialidade que tem a função de restaurar a estética dos dentes, sempre associada à saúde e à funcionalidade bucal.
Clareamento dental, restaurações estéticas de resina na cor do dente, facetas de porcelana, plástica gengival e lentes de contato dentais são alguns exemplos dos tratamentos da Odontologia Estética. É necessário um planejamento prévio e minucioso, para a realização de um tratamento que unirá técnicas modernas e materiais eficazes propiciando a naturalidade do sorriso em harmonia com a face do paciente.
Dentes manchados e/ou amarelados, coroas dentárias curtas, dentes com formato irregular… Esses são alguns dos fatores que podem causar impedimento e insegurança ao sorrir, atrapalham o convívio social e profissional, e muitas vezes são limitadores de expressões que refletem bom humor, saúde, sucesso e satisfação pessoal.
Recuperar, transformar, reverter o processo natural de envelhecimento que os dentes sofrem estão relacionados aos resultados que a Odontologia Estética oferece de forma rápida, eficaz e satisfatória.
Área da Odontologia que atua no crescimento e desenvolvimento das estruturas ósseas da nossa face e no posicionamento dentário. É realizada na dentição decídua( dentes de leite), mista e permanente, promovendo a correção estética e a normalidade da função mastigatória.
O Sistema Autoligável é um tratamento moderno, inovador e eficaz, que promove um tratamento mais rápido, realizado em poucas consultas e sem necessidade de cirurgias ou extrações, se comparado ao sistema convencional.
Os aparelhos utilizados no Sistema Autoligável são totalmente estéticos e discretos, não comprometem o visual do paciente e são mais fáceis de higienizar, evitando o acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares.
Dentre os aparelhos utilizados destaco o CRYSTAL 3D, SLIM CLEAR e o LINGUAL CLIP, este último utilizado na parte de trás dos dentes.
É a área da Odontologia que trata o paciente de forma global. É o primeiro processo que o paciente passa quando chega a um consultório, onde é realizada uma avaliação do atual estado de saúde bucal e o diagnóstico para realização do tratamento adequado.
Nessa avaliação é possível observar a higienização, identificar clinicamente a presença de cáries ou problemas de gengiva, verificar necessidades estéticas e checar possíveis problemas de oclusão (mordida).
O implante dentário é uma estrutura feita de titânio que é posicionada cirurgicamente no osso alveolar e substitui a raiz dentária. Essa é a Especialidade da Odontologia que consegue reabilitar o paciente tanto na sua função mastigatória como na beleza do sorriso. Os implantes promovem a estabilidade necessária para o seu conforto e segurança.
Os Implantes são pinos, parecidos com um parafuso, que são fixados no osso maxilar(dentes de cima) ou mandibular(dentes de baixo). O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e nele será instalado o dente artificial. Podem ser colocados vários ou apenas um, dependendo do caso e do planejamento inicial que deverá ser feito cuidadosamente e acompanhado de outros exames( radiografia, tomografia e laboratorial).
Um dos grandes benefícios dos implantes dentários é a preservação dos dentes adjacentes, pois eles conseguem substituir o dente perdido sem a necessidade de apoio nos dentes ao lado.
Alguns dos Tratamentos com Implantes são: implantes unitários, protocolo( prótese total fixa) e overdenture, entre outros. Também existem os mini- implantes, muito usados em associação a Tratamentos Ortodônticos.
São cirurgias realizadas no próprio consultório, de pequeno porte e que exigem anestesia local. Esse tipo de procedimento consiste num Tratamento cirúrgico mais simples e que envolve baixo risco.
Podemos citar como exemplo de cirurgia Oral Menor as extrações simples, remoção do Freio Labial e Lingual, cirurgias bucais para pequenas correções ósseas e a extração do Dente do Siso.
A extração do dente do siso é a cirurgia Oral mais conhecida. Esse dente geralmente erupciona no início da fase adulta e a indicação cirúrgica se faz necessária quando não existe espaço suficiente para o dente se manter bem posicionado, acarretando alguns problemas de higienização e mastigação.
Muitas vezes o dente do siso encontra- se parcialmente dentro do osso, gerando uma doença chamada Pericoronarite, que consiste na inflamação da gengiva que recobre o dente causando alguns sintomas bem desagradáveis( dor, mau hálito, inchaço e dificuldade na abertura de boca).
Um Cirurgia Oral Menor sempre é realizada baseada no diagnóstico clínico e exames complementares, tais como radiografia ou tomografia. Dependendo do estado de saúde do paciente alguns exames laboratoriais( por exemplo exame de sangue) se fazem necessários também.
Periodontia é a especialidade Odontológica responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da Gengiva e dos tecidos de sustentação e proteção do dente, entre eles o osso alveolar.
As Doenças Periodontais, Gengivite e Periodontite( mais grave), são as principais causas da perda dos dentes em adultos. Estima- se que 75% da população mundial apresente alguma forma de Doença Periodontal.
Os sintomas mais comuns apresentados são: sangramento gengival( provocado e/ ou espontâneo), mobilidade dental, retração gengival, inchaço e mau hálito. Porém essa doença pode passar desapercebida por anos, pois a maioria das pessoa desconhece sua gravidade, e se não for diagnosticada e tratada logo no início o paciente poderá perder os dentes precocemente.
Visitas regulares ao Cirurgião- Dentista é a melhor maneira de se prevenir da doença Periodontal. O Tratamento quando realizado além de sanar a doença Periodontal, deve incluir a instrução ao paciente sobre a maneira correta de se higienizar os dentes, evitando a recidiva da doença e propiciando uma saúde bucal adequada.
Dentre os tratamentos que se relacionam com o Periodonto podemos citar alguns como as Plásticas Gengivais( remoção do excesso de gengiva e remodelação do formato gengival), as Cirurgias para futura reabilitação do elemento dental e o Peeling Gengival( remoção de manchas da gengiva).
Uma das áreas mais recentes da Odontologia a Harmonização Orofacial tem como conceito a transmissão de várias sensações como o Equilíbrio, Beleza, Auto - estima, Segurança e Leveza.
Hoje em dia o Tratamento Odontológico não se restringe apenas a remoção da cárie ou cuidados com a higiene bucal. A busca por um sorriso bonito envolve além dos cuidados com os dentes uma face em harmonia, derivada de tratamentos pouco invasivos e que agregam valores estéticos, emocionais e promovem qualidade de vida.
Tratamentos com a Toxina Botulínica( Botox) e Ácido Hialurônico( Preenchimento) além de auxiliarem na finalização de muitos casos odontológicos também atuam como Tratamento Terapêutico em casos de Bruxismo e Cefaleias Tensionais( Dores de cabeça).
O efeito de paralisação da Toxina Botulínica abrange casos de indicação para correção do Sorriso Gengival, Sorrisos Assimétricos (tortos), Aparência Facial( Hipertrofia dos músculos da face/ aumento muscular) entre outros.
Os Tratamentos com Ácido Hialurônico que são conhecidos como Preenchedores Faciais cumprem o desejo de manter o rosto jovem e bonito. O Ácido Hialurônico é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo e com o passar do tempo a redução na produção dessa substância diminui gerando uma perda de elasticidade da nossa pele e uma queda na hidratação , gerando uma perda de volume facial e favorecendo o surgimento de rugas e marcas de expressão.
Temos como indicação desse produto as correções do bigode chinês, rugas de marionete, aumento do volume labial, preenchimento de black space( espaço entre os dentes na altura da gengiva) e contorno facial.
A prótese dentária é a especialidade que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.
São dois os tipos de prótese dentária: a prótese removível e a prótese fixa. Esses dois tipos de próteses podem ser parciais ou totais, podendo cobrir todos ou apenas os dentes que estão ausentes, e a sua confecção é realizada de forma indireta, num trabalho em consunto com um laboratório de prótese.
As próteses removíveis( pontes ou dentaduras) podem ser retiradas para higienização e para dormir.
As próteses fixas( coroas de porcelana, metal ou pontes fixas com mais de 1 elemento) são confeccionadas sobre implantes ou dentes naturais.
Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal( metalfree) e próteses protocolo.
O Cirurgião - Dentista através do exame clínico e exames complementares( radiografia ou tomografia), definirá qual o melhor tipo de prótese para o paciente, promovendo um restabelecimento bucal e devolvendo a função e o sorriso.
É uma Especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal dos idosos. Hoje em dia o número de pessoas na terceira idade aumentou e além de ter um bom condicionamento físico e corpo saudável, os idosos também desejam sorrir muito mais para a vida.
O Especialista em Odontogeriatria consegue realizar um tratamento diferenciado, pois é capaz de identificar o que faz parte do envelhecimento normal ou não, propondo assim uma solução mais segura e direcionada.
Os problema mais comuns encontrados nessa faixa etária dizem respeito a cárie de raiz, as doenças de gengiva e a sensação de boca seca (xerostomia). Muitos idosos também usam próteses dentárias e a correta manutenção desse aparato se faz necessária para manutenção e prevenção de futuras lesões na cavidade bucal.
Com o envelhecimento é normal que algumas mudanças ocorram na boca, e as mais notadas são: mudança na coloração dos dentes, mudança na mucosa bucal que se torna mais fina e sensível, diminuição da quantidade de saliva e diminuição na percepção dos sabores, o que gera um alto consumo de temperos na alimentação agravando doenças como diabetes e hipertensão.
Manter uma boa saúde bucal na Terceira Idade é necessário, pois nessa fase importante da vida é fundamental manter e restabelecer a vitalidade do sistema mastigatório junto a um sorriso saudável e bonito.
A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes, proporcionando um tratamento adequado a cada faixa etária.
Devemos nos preocupar com a higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás as mães devem procurar esses tratamentos durante a gravidez, para estar bem informada sobre os cuidados necessários a partir do nascimento.
O trabalho do dentista que atende crianças é muito importante, pois uma das sua principais funções, é trabalhar o emocional da criança ajudando-a a superar o medo e a aceitar o tratamento dentário sem estresse e sem deixar traumas.
O tratamento clínico deve ser realizado em conjunto com um tratamento preventivo, que inclui orientações ao responsável sobre: higiene, tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, dieta cariogênica, aplicação de flúor e selantes, enfim, tudo que possa contribuir para que esta criança cresça sem cárie.
É importante que os pais conversem com o Dentista sobre qualquer experiência ruim que a criança passou para que o profissional saiba ajuda-la a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
O cuidado com os dentes se faz necessário tanto na dentição decídua(dentes de leite) como na permanente, e visitas regulares ao Dentista deixam a criança mais segura em relação ao profissional e tornando os cuidados com a saúde bucal um hábito necessário.
Conhecido popularmente como Tratamento de Canal, o Tratamento endodôntico tem como finalidade tratar a parte interna do dente e evitar a perda do elemento dental.
O Tratamento de canal deve ser realizado quando a bactéria da cárie atinge a polpa do dente ( nervo) e penetra na parte mais profunda, chegando a contaminar a parte interna das raízes ( canais) provocando uma inflamação no local.
Essa inflamação nos canais pode levar a uma perda óssea originando uma lesão, que se não for tratada pode levar a perda do dente e também causar uma infecção no organismo do paciente muito grave, pois as bactérias que chegam ao canal dentário podem chegar até a corrente sanguínea.
Um dos sinais que o Tratamento de Canal deve ser realizado é a dor espontânea ou ocorrida na mastigação, sensibilidade a alimentos/ bebidas frias ou quentes, inchaço, cistos e a presença de abcessos com fistulas( quando a polpa já está morta).
No Tratamento é realizada a remoção do tecido contaminado, da polpa e dos canais, a desinfecção da região e a colocação de um material restaurador. Em alguns casos é solicitado ao paciente retorno para acompanhamento radiográfico a cada 6 meses.