Aparelho Invisível realmente funciona? Entenda melhor

Você já sabe como o aparelho invisível atua na correção de problemas dentários?

Estima-se que existam mais de seis milhões de tratamentos com aparelho invisível iniciados pelo mundo, sendo usado em aproximadamente 90 países.

Os números crescem diariamente, principalmente porque os aparelhos estão cada vez mais modernos e confortáveis, se mantendo cada vez mais distantes do conhecido método convencional metalizado e com borrachinhas coloridas

Nesta leva de mudanças, o grande destaque está sendo o aparelho invisível. Mas será que realmente funciona?

A seguir, vamos explicar mais sobre o uso do aparelho invisível, vantagens e desvantagens.

 

Como o aparelho invisível funciona?

O aparelho invisível consiste no uso de alinhadores flexíveis e moldados de acordo com as necessidades dos pacientes.

São colocados para pressionar levemente e continuamente os dentes, levando-os progressivamente à posição correta, enquanto tentam retomar sua posição também.

Basicamente, é o mesmo princípio usado nos aparelhos tradicionais, levando igualmente a resultados positivos, porém com muito mais tecnologia envolvida.

A diferença é que o alinhador deve ser trocado sequencialmente conforme a regressão do problema, ao invés de apenas ser ajustado.

Entretanto, é importante apontar que, mesmo que o aparelho invisível seja trocado em pouco tempo, a limpeza adequada é fundamental para evitar a formação de placas bacterianas e, em consequência disso, o surgimento de cáries.

 

Por quem o aparelho invisível pode ser usado?

O aparelho invisível pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos.

A única exceção ao tratamento são crianças ainda em fase de dentição de leite ou mista, como é o caso com todos os outros tipos de aparelho (exceto em situações que são usados para guiar o crescimento ósseo).

 

aparelho invisivel em santos

 

Vantagens e Desvantagens: Aparelho Invisível x Aparelho Metálico

Embora o aparelho invisível proporcione resultados finais semelhantes aos fixos, o funcionamento dos métodos não poderia ser mais diferente.

Veja o comparativo e entenda melhor.

 

Estética – aparelho invisível x convencional

A vantagem mais conhecida (e reforçada por profissionais) do aparelho invisível, certamente é a aparência mais discreta.

Apoiado por molduras transparentes, ao contrário dos fios metálicos e das borrachinhas do método tradicional, é até difícil perceber que o paciente está usando um alinhador invisível.

Por isso, é ideal para quem quer garantir um sorriso ainda mais lindo sem prejudicar a autoestima.

 

Comprometimento

O aparelho invisível precisa ser trocado, no mínimo, a cada duas ou três semanas. Enquanto o aparelho fixo, geralmente, precisa apenas passar por alguns ajustes necessários todo mês.

O que significa que o alinhador transparente requer mais visitas à clínica odontológica do que o método convencional.

Além disso, pela possibilidade de tirar os alinhadores da boca, é preciso ter disciplina, já que o tratamento é eficaz somente quando usadas corretamente.

 

Higienização

Uma das maiores dificuldades do aparelho convencional é retirar resíduos de alimentos dos cantos mais estreitos da boca, o que leva muitos a realizarem limpezas bucais de forma errada, ocasionando no surgimento de complicações odontológicas.

Por outro lado, os alinhadores podem ser removidos antes de qualquer refeição ou escovação, evitando que pedaços de comida fiquem presos ao dispositivo e facilitando a limpeza bucal posterior.

 

Perdas dos alinhadores

Como o alinhador transparente é removível, as chances de o paciente perder ou deixar em locais inapropriados, obviamente, é bem maior do que com o aparelho convencional, que é fixo.

Imagine sair para comer em um local público, tirá-lo para comer e depois esquecer em cima da mesa? Não é impossível. Na verdade, parece muito provável.

 

Conforto com o aparelho invisível

Se compararmos o modo de tratamento dos alinhadores invisíveis com o aparelho fixo, é evidente que o método transparente é mais confortável.

Por exemplo, como o aparelho possui menos volume e não usa fios nem qualquer tipo de metal, não há perigo de cortar a bochecha ou a gengiva com pontas protuberantes.

Outro fator é a inflamação pós-ativação ortodôntica que, apesar de ser como para todos os outros tipos de aparelhos, não costuma afetar pacientes com o alinhador transparente.

Profissionais acreditam que isso se deve ao acabamento refinado da peça.

Valor do investimento

As vantagens do aparelho invisível são realmente atraentes para os pacientes, mas assim que são adicionadas ao valor do tratamento, muitos hesitam, já que são mais caros que o aparelho “convencional”.

Mas acredite no que vamos te falar: o investimento vale a pena.

 

Curiosidade sobre o alinhador transparente

Ao término do tratamento, o aparelho invisível ainda mantém certa utilidade para o paciente, enquanto o aparelho fixo perde qualquer utilidade.

É possível usar o alinhador como aparelho de contenção, durante a hora de dormir, por exemplo, e assim manter a posição correta dos dentes.

 

Conclusão

Ainda se pergunta se o aparelho invisível funciona? Vou simplificar: é claro que sim! Não é à toa que já foram feitos mais de seis milhões de tratamentos com o método.

A questão é: da mesma forma com todos os outros aparelhos, este funciona quando o paciente tem disciplina e vai às consultas regularmente, usa os alinhadores por, pelo menos, 23 horas, além manter boa higienização.

Quando feito em uma clínica odontológica confiável, pode oferecer os melhores resultados em menor tempo.

Caso esteja procurando por um dentista em Santos  de confiança para entender melhor as necessidades para o seu caso, agende uma consulta no consultório da Dra Thais Campregher.

Você garante atendimento exclusivo e humanizado, com profissionais de qualidade e especialistas nas mais modernas técnicas de tratamento ortodôntico.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840