O que levar em consideração na hora de escolher um dentista?

Quando se trata da nossa saúde bucal, é preciso dar uma boa atenção na hora de se escolher um dentista.

Nem todo mundo se preocupa em fazer uma pesquisa antes de optar por um profissional. Às vezes, a pessoa opta pelo primeiro de qualquer lista ou até mesmo, de uma única recomendação que ouviu de um conhecido, ignorando totalmente o fato de que aumentar a gama de escolhas, é aumentar também a probabilidade de se achar um ótimo profissional.

Nesse texto, você vai ver algumas dicas para encontrar o profissional certo. Continue lendo e entenda também a importância de decidir quem vai cuidar da sua saúde bucal.

 

Cuidados na hora de escolher um dentista

Encontrar um bom dentista é importantíssimo, afinal, não queremos lidar com prejuízos tanto na saúde bucal quanto financeiramente. Por isso, escolher um dentista que seja bom, é essencial para que os procedimentos necessários para você sejam feitos corretamente.

 

Onde encontrar um dentista?

No momento da procura, é interessante ter uma lista em mãos com várias opções e também procurar por recomendações com pessoas próximas de confiança, mas é claro, sempre atestando a qualidade de todos os profissionais recomendados, um por um.

Outros lugares também apropriados para a procura são a internet, os jornais e revistas especializadas.

 

Como diferenciar os profissionais?

Depois de fazer a lista e tendo o contato de variados profissionais em mãos, é hora de diferenciá-los por dois fatores: pela credibilidade e a reputação no mercado. Um ótimo e primordial parâmetro para isso, é ver a satisfação dos pacientes.

Nas pesquisas do Google, por exemplo, sempre haverá um destaque em estrelas, que são de avaliações públicas, então, fique de olho nos profissionais que tenham as melhores avaliações.

Mesmo quando o dentista for recomendado por conhecidos, não esqueça de procurar por sua avaliação pública, pois num caso como este, você está ouvindo apenas uma pessoa, e não várias, que podem ter opiniões diferentes sobre o mesmo profissional.

 

Publicidade x Reputação

Na hora de escolher um dentista, tome cuidado com a publicidade, pois ela pode ser confundida com a reputação. Por mais que uma clínica esteja em evidência em vários canais de comunicação como rádio, TV ou redes sociais, ainda existe o risco de isso ser apenas uma “propaganda” de modo literal. Por isso, não use a publicidade como um norte.

 

Confira também a localidade na hora de escolher um dentista

Escolher um dentista também depende de escolher igualmente uma clínica dentária próxima a sua casa ou que atenda em seu bairro, pode ser uma mão na roda para você.

Mas isso não basta, veja também a movimentação das ruas ou avenidas próximas. Se você mora em grandes centros, verifique os estacionamentos disponíveis (e seus preços também).

Lembre que a saúde precisa de conforto e praticidade, que também são pontos primordiais para o comparecimento das consultas. Imprevistos e transtornos podem tornar a experiência mais difícil para você.

 

Lembre-se de escolher um dentista especialista

Dentro da odontologia existem várias especialidades, por isso, escolher um dentista que trabalhe com a área de seu interesse, aumenta muito mais a chance de ter esse problema resolvido de primeira. Um dentista especializado em aparelhos ortodônticos saberá lidar com problemas envolvendo o tema, por exemplo.

 

Repare nas instalações do profissional

É preciso lembrar que um bom profissional deve contar com uma ótima estrutura, que deve ser agradável e também moderna.

A estrutura local é um ponto muito interessante para se definir um profissional, afinal, um recinto bem organizado pode falar mais alto do que a reputação, a credibilidade e algumas vezes, a formação.

Quando estiver no espaço, procure notar os seguintes itens:

  • A sala está com a manutenção em dia?
  • A limpeza é bem-feita?
  • Se existe, a equipe trabalha uniformizada?
  • Há separação adequada dos consultórios e da sala de espera?
  • As licenças estão em dia?

 

Se tratando de um ambiente que irá cuidar da sua saúde, um consultório dentário deve se comportar como um hospital, sendo limpo, para que o paciente esteja em total segurança.

 

Tire todas as suas dúvidas com o dentista

Algumas pessoas têm um certo receio quando vão para consultórios por conta da insegurança ao fazer perguntas.

É preciso lembrar que você não é um profissional de odontologia e por isso, é obrigação profissional que o dentista responda todas as suas perguntas de forma clara e compreensiva, afinal, eles estudaram para isso.

É um ponto extremamente negativo (para qualquer profissional da saúde) quando o mesmo não sabe explicar alguma questão ou até mesmo quando demonstra irritação respondendo. Inclusive, também fique atento neste ponto na hora da consulta.

 

A experiência conta na hora de escolher um dentista

Após este texto, você está pronto para escolher um dentista, pois seguindo calmamente todas as dicas que demos, não existirá risco nenhum de cair nas mãos de um profissional ruim ou meia-boca, assim você evitará dores de cabeça, pois nesta área, confiança é tudo.

Se você procura uma clínica odontológica de confiança na baixada santista, agende uma avaliação e conheça o trabalho da Dra Thais Campregher. São mais de 23 anos de profissão cuidando da saúde bucal dos seus pacientes. Na clínica são realizados desde tratamentos clínicos gerais, estéticos, ortodontia, implantes e cirurgias orais de menor porte.

Compartilhe com os amigos!
Voltar

Fale por whatsapp(13) 98148-4840