Você sabe o que é bruxismo? Casos aumentaram na pandemia
Você sabe o que é bruxismo?
Muitas condições estão sendo agravadas devido ao período pandêmico que o mundo se encontra, então é comum que questionamentos como esse, acabem surgindo, pois, essa doença pode ter relação direta com o momento atual.
Sempre houve uma parcela significativa de pessoas que apresentavam os principais sintomas de bruxismo, porém o aumento de casos devido à pandemia fez com que a curiosidade e a busca por tratamentos aumentassem.
Diante desse cenário, nada mais coerente do que explicar, de forma clara, o que é essa desordem funcional e quais são as principais consequências quando o tratamento não é realizado.
O que é bruxismo?
O bruxismo pode ser caracterizado como uma desordem funcional, que tem como principal característica o ato de ranger os dentes em diferentes momentos do dia.
Diferente do que muitos pensam, o simples fato de ranger os dentes pode não ser um fator determinante na hora do diagnóstico. Deve-se levar em conta as atividades musculares involuntárias, ou distonia, que o paciente apresenta.
O ato de contrair a musculatura responsável pela mastigação, de forma involuntária, pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite. No período noturno é mais comum que os episódios aconteçam.
É bastante recorrente que os primeiros sintomas sejam identificados através de uma clínica odontológica, onde o dentista especializado em bruxismo poderá perceber um desgaste anormal dos dentes.
Conheça as principais causas do bruxismo
Agora que você já sabe o que é bruxismo, chegou a hora de conhecer as principais causas.
É importante lembrar que a odontologia ainda estuda os principais fatores que podem ocasionar a doença, mas já se sabe que os citados itens que citaremos abaixo têm grande peso para o seu aparecimento, confira:
- Estresse crônico e ansiedade;
- Biomecânica da oclusão dentária inadequada, ou seja, quando existem dentes inferiores que não estão alinhados com os superiores;
- Problemas secundários como a apneia do sono, pode ter relação com a doença;
- Alguns efeitos colaterais de remédios utilizados para tratar a depressão;
- Complicações decorrentes de algumas doenças que afetam os músculos e o sistema nervoso motor, como é o caso da doença de Parkinson.
Estudos revelam que entre 15% e 30% das crianças e bebês podem apresentar os sintomas de bruxismo e as causas podem estar relacionadas a dois fatores: o início do nascimento dos dentes e também quando a criança entra na fase escolar, sendo que a segunda tem ligação direta com a ansiedade e estresse.
Entendendo o que é bruxismo através dos sintomas
Os sintomas mais conhecidos são o desgaste e o amolecimento dos dentes, que ocorrem em decorrência do cisalhamento entre eles.
Outros sintomas também poderão servir como base na hora do profissional identificar se o paciente apresenta a doença, sendo eles:
- Dentes que apresentam uma aparência achatada, podendo apresentar ou não, pontos fraturados;
- Amolecimento dentário;
- Ausência ou ineficiência de esmalte dentário, deixando algumas camadas dentárias expostas e diminuindo a proteção;
- Dentes sensíveis;
- Dores em locais que sofreram esforços repetitivos, como é o caso da mandíbula, cabeça e ouvido;
- Insônia;
- Recuos aparentes da língua.
Geralmente, esses sinais não são notados pelo paciente ou, em muitos casos, são associados a outros tipos de enfermidades. Por esse motivo é bastante comum que seja notado em consultas de rotina, seja com um médico ou com um dentista.
Conheça os principais tratamentos
Ainda é desconhecido um tratamento que consiga curar o bruxismo, porém, alguns métodos estão mostrando eficácia no controle da doença, além de amenizar os sintomas.
Quando um paciente chega ao consultório apresentando um quadro característico, o profissional deve fazer entender que o tratamento pode ter maiores resultados quando associado a terapias ou hábitos que ajudem na diminuição do estresse e ansiedade.
Conheça agora os principais métodos que os profissionais estão utilizando para trazer algum alívio aos pacientes que sofrem de bruxismo:
Placa de bruxismo
As placas de bruxismos vêm apresentando muitos pontos positivos durante os tratamentos. A função, basicamente, é de realizar a proteção dos dentes contra os possíveis desgastes por cisalhamento.
O paciente pode utilizar as placas tanto nos dentes superiores quanto nos inferiores. Além de proteger, ainda proporciona relaxamento muscular, pois a ajuda com “desoclusão” dos dentes.
Toxina botulínica
O seu uso é amplamente utilizado para o alívio da dor muscular, causada pelas inúmeras vezes que os músculos entram em atividade de forma involuntária.
A sua aplicação é feita na musculatura da face, na região do temporal anterior e também do masseter, visando a diminuição da contração dos músculos. A toxina botulínica irá atuar interrompendo a comunicação do nervo com o músculo.
Por mais que nenhuma ação seja totalmente eficaz, muitos pacientes relatam uma amenização nas dores e também na intensidade de contração dos músculos da face, quando realizam a aplicação da toxina.
Os efeitos tendem a aparecer cerca de 48 horas após a aplicação e o seu auge acontece 15 dias depois. É importante lembrar que esse tratamento não é apresentado como cura, mas como uma alternativa de alívio aos diversos sintomas que causam incômodo.
Clínica odontológica. Encontre um dentista especializado em bruxismo
Toda a explicação apresentada sobre o que é bruxismo faz com que fique claro a importância de que o tratamento seja feito com profissionais qualificados e com experiência no assunto.
Quando o assunto é saúde, procure sempre por especialistas que estão dispostos a ajudar e a resolver a sua dor.
A clínica da Dra. Thais Campregher está há 19 anos realizando um trabalho humanizado e eficiente. Além de ser especialista em bruxismo, atende casos de outras dez especialidades odontológicas, com ajuda da equipe composta por dentistas altamente qualificados.
Os tratamentos são feitos de uma forma segura, humana e inovadora.